Égua! 17:37



Nao a mulher do cavalo. Mas sim a expressao "Égua" daqui do Pará mesmo, que rico em um bocado de coisas boas, nao poderia deixar de ser nossa uma expressao tao bacana.
Égua, que é começo, meio e ponto final de frase de todo Paraense que se preze. Cabe em qualquer situaçao, e voce ganhará na mega sena, ou estará em meio ao chororo de alguem, pode acreditar que o "Égua" virá antes do sinto muito. E se torna até engraçado se a situaçao começa a ser observada do lado de fora, pois por aqui nem precisa de botao pra funcionar esse meu lado paraense, é automatico. E bastou meu cabelo amanhecer de mal comigo que sem perceber, soltei um "égua" daqueles. Foi entao que percebi que a primeira palavra do meu dia havia sido "égua", de certeza nao é o primeiro. E de mal nao existe nenhum, Mas me vi rindo de mim mesma e se levei tempo pra perceber o que tanto falo, imagine o que por distraçao nao deixo passar por aí. E me intrigou a maneira como entra e sai pela minha boca palavras que sem perceber, falo umas... trocentas vezes por dia? quem sabe até mais.
E de inquieta que fico ao martelar algo na minha cabeça, vamos ao teste.
Tentei nao soltar o égua durante uma conversa, ou melhor tentamos, eu e minha irma, que nao bate bem da cabeça como eu (talvez seja até de família), tentamos lá ter controle sobre os nossos costumes. O resultado já devem saber, no começo de conversa eis que surge "Égua, nao consigo nao falar égua... égua." E fim de papo. Mas nao fim de risos.
Isso que dá tentar controlar os costumes. Muito bem acostumadas por sinal. Eu gosto.
Expressao danada e bonita de se ver. É nossa! e como é gostoso soltar um "égua da sede" num verao daqueles bem quente... "égua da Lua" em uma noite de Lua cheia maravilhosa...
ou entao, ouvir um "égua te amo tanto", de alguem que amas também.
Tente arrancar a expressao do inicio das frases... perde um pouco, ou melhor, um pouco mais de pouco, quase muito da intensidade, nao? Entao.

Égua, To com saudade de alguem.

Simples assim... o Égua.
A saudade nao.

Ai meu coraçaozinho.

0 comentários: